segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Isso não é feminismo. É modismo!


Para que tanto extremismo e tanta ferocidade, mulher? O sexo oposto não é um sexo adversário. Encaixamo-nos, sem sarcasmo ou com sarcasmo. Como preferir. Não há motivo para tanta guerra!
Tenho notado que algumas coisas entraram em moda. O que mais me impressiona é que as pessoas ainda seguem determinadas modas. A moda, penso eu, é a coisa démodé que o mundo moderno já criou. No Brasil a moda, agora, é ser feminista. Moda? (Toquei na ferida, não é?) Justo. Moda!
 O feminismo é um movimento que muito me impressiona. A noção libertária das mulheres do final do século XIX ao início do século XX, com o sufrágio feminino na luta do direito ao voto, é louvável. Coisa de macho! (Perdoem-me a piada.)
A continuidade e evolução da luta libertária, na década de 60, mostram que conformismo não faz parte do vocabulário feminino moderno.  Vem, com tudo, a famosa “Frente de libertação das Mulheres” (Women’s Liberation Front). Vêem-se mulheres diretamente ligadas na luta contra a ditadura militar, no Brasil. A queima de sutiãs, nos Estados Unidos. Elas botaram pra fuder!
Acontece que as pessoas, sempre, esquecem do verdadeiro horizonte dos movimentos. De todos os movimentos, inclusive. Isso se dá quando os interesses pessoais gritam mais alto que os interesses gerais. Aconteceu com o comunismo. Aconteceu com o movimento estudantil. ( Aliás, a UBES, – União Brasileira de Estudantes Secundaristas-  a UNE –União Nacional dos Estudantes- e bosta. Dão no mesmo!) Também aconteceu com o movimento feminista e com tantos outros.
A idéia inicial do feminismo fala de liberdade e igualdade. O que vejo nas buscas, das feministas que vejo, é um status de superioridade. Desdém à imagem masculina. Não generalizo. Falo, apenas, dentro do meu raio de contato com o movimento. Perde-se, muitas vezes, o charme e a beleza de ser mulher. O poder de ser sensível e firme ao mesmo tempo é uma arma feminina. Nós, homens, usamos de intrometidos, que somos. Vale, à pena, se desfazer dessa arma natural? Por que achar, se mentindo, que a beleza não é boa? Eu, particularmente, acho belo ser belo!
Há pouco; rolou um movimento internacional que foi lindo de ver. A marcha das vadias, como é chamada a macha, que surgiu em Toronto, que reuniu mulheres para protestar contra a idéia de que as mulheres , que são vítimas de estupro, são as culpadas, por usar roupas curtas, mostrando o corpo. É, de fato, um protesto muito bem fundamentado.
Em contraponto acontecerá, por esses dias, outra marcha intitulada “ Marcha Nacional Contra a Mídia Machista” que vem protestar contra os comerciais de cerveja, por exemplo, que usam a imagem feminina, vulgarizada, para vender mais. Dizem, os adeptos da marcha, que este tipo de mídia faz apologia direta ao estupro. Isso me faz perguntar:
- Não será contradição aos ideais marcha anterior?
 As mulheres “expostas” nos comerciais de TV estão ali por querem. São pagas. Assinam contratos. Concordam com as cláusulas. Exercendo seus direitos individuais. Usam sua imagem da forma que julgam correta.
O melhor para o mundo, para as mulheres, para os homens, é defender algo concreto. Defender idéias vagas é perda de tempo. Sendo sincero, isso tudo mais parece vingança pelo vasto tempo de opressão sofrida. Acontece que o tempo de opressão passou. Não há razão para tanto veneno, de algumas.
Deixemos de extremismos. Sejamos mais homogêneos. Apenas dessa forma teremos o puro ideal da vida alcançado. (Seja feminista. Comunista. Modernista...) Deixemos de lado as lutas vagas.
Ouvi dizer que amargura é conseqüência de abstinência sexual. Façamos mais amor. Mais sexo. Vejamos mais beleza. Menos conflitos intersexuais, por favor!

-Gleison Nascimento-
21/08/2012

7 comentários:

  1. Gleison meu caro, discordo do seu texto! O feminismo atual não é modismo, talvez algumas mulheres que não são feministas e estão querendo aparecer, fazer pose de que são estão lhe fazendo ter essa visão distorcida e alheia à realidade, mas se assim o for, isso não deve servir de paradigma para você analisar de forma obitusa o movimento feminista.

    Você diz logo no início do texto que o sexo oposto não é adversário, e de fato não é. O adversário da mulher não é outro homem mas a cultura machista que impõe certos privilégios para nós varões a despeito delas. Talvez o tom “radical” que você ouça de algumas é pelo simples fato de em 10 mil anos de humanidade sapiens somente agora a mulher parece estar conquistando seu espaço fora da cozinha e do quarto. Meu caro, o alvo não é matar homens ou descaracterizar nossa figura de falomônico, mas simplesmente tentar mudar uma cultura que está arraigada no seio ( nada de mamar, viu?) da sociedade.

    Sua visão histórica do movimento feminista que começa com fins do século XIX é realista porém simplista e insuficiente para analisar de fato as conquistas desta classe. De fato o sufrágio universal é um ganho e que já foi superado, mas o movimento feminista assim como vários movimentos possuem correntes e visões. Para algumas mulheres basta se igualarem aos homens com salário, roupa e comandar o lar que estão satisfeitas, para outras não, igualar aos homens é tão insuficiente quanto ser sua mera dona- de- casa elas propõem a libertação do próprio ser humano das concepções de mundo que o cercam, pois o homem, aquele mega empresário sonho de concusmo de muitos varões é também, para elas, um ser alienado, hipócrita e insuficiente e ser igual a isso é como ser nada. Uma boa parte do movimento feminista propõe, e eu concordo com essa ala, é que as amarras não prendem só as mulhers mas os homens também, porque a sociedade capitalista-consumeirista vê o ser humano não como ser, mas como uma mercadoria. Você achou estranho uma marcha contra a mídia machista, pois bem não há nada de contraditório nisso. O que as mulehres vão se impor é contra a mídia que usa o corpo das mesmas como uma mercadoria, que olha para a mulher não como um ser humano mas como um produto feito de rosto bonito, bunda e peito que faz o papel de figurante numa propaganda de cerveja. E ai você diz, que mal há nisso? Elas não quiseram posar lá? Não quiseram mostar a bunda?
    E eu te pergunto, quiseram mesmo? Meu caro, muitas nem percebem mas são usadas e vendem sua imagem sem a menor conscienência de que este ato não é um ato que lhe trará libertação financeira porque está recebendo milhões para postar sua bundo numa imagem, mas é sua escravidão porque aquilo ali é a maior de todas as formas de opressão é você atrelar o ser racional a sua bunda a seu peito e descaracterizar a sua figura como uma forma de promover um comercial de cerveja, a troco de dinheiro? Isso é a forma mais desumana de tratar um ser humano, coisificá-lo a ponto de torná-lo um produto e ele, besta, nem percebe isso.
    A imagem de um homem sem camisa não vende tanto. O homem tira a camisa porque está com calor na rua, ou tira para mostrar seus músculos... agora me diga quantas mulheres você encontra sem camisa na rua porque está com calor? Nenhuma! As roupas delas são para esconder seu corpo sua “pureza” causar o desejo e a libido do homem e por esta forma, a sua nudez ou quase nudez num comercial de cerveja é vendável porque ela está mostrando algo que a gente não vê de forma comum na rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivo num meio onde 90% das mulheres se tornaram feministas. Fui à marcha das vadias. (Foste também?) Apoiei, pois vi fundamento nas cobranças. O corpo é meu e faço dele o que quiser. Parece-me que você, talvez por discordar da ideia, leu o texto desatento.
      Na primeira parte dos seus 3 textos, falaste de 10 mil anos de opressão. Se perceberes no final falo disso também. E explico o porque não concordo com isso. PARECE VINGANÇA.
      Depois falaste que o sufrágio foi citado rasamente. O tema principal não era o sufrágio, muito menos as virtudes passadas do feminismo. Muito pelo contrário. A ideia do texto é sobre os movimentos atuais. Até porque sou cronista, passo longe de ser um pesquisador do movimento feminista.
      Quanto à mulher que é 'usada'. Cara não acredito na imagem de ser-humano inoscente. Somos os Homens que sabem que sabem. ( pelo menos até onde sei!) Se para elas alguns milhões de reais paga a venda de sua imagem. Pasmém. Que exerça seu direito individual. Mostre sua bunda. ( Essa liberdade inclusive foi defendida na marcha das vadias.)

      Excluir
  2. Você diz que UBES e Unes, comunismo e movimentos sociais se prejudicam porque interesses pessoais se sobrepõem aos gerais, de fato em alguns momentos da história isso ocorreu em alguns movimentos e não em todos e não todo o tempo. O que o feminismo tem a ver com isso? Não entendi, onde está o interesse pessoal ai? Não vi e nem você mostrou ein. O que de fato ocorre é que a esquerda é fragmentada e entre eles mesmos eles brigam e se degladiam pelo poder e acabam esquecendo que estão do mesmo lado contra a opressão e as amarras da sociedade. Isso aocnteceu e aocntece, mas cuidaod com a generalização. Eu sou de esquerda, feminista e acredito no trabalhador e nem por isso preocuro auferir vantagem disso e nem muita gente de anos e anos de estrada que conheço.

    Num trecho você diz:
    Perde-se, muitas vezes, o charme e a beleza de ser mulher. O poder de ser sensível e firme ao mesmo tempo é uma arma feminina. Nós, homens, usamos de intrometidos, que somos. Vale, à pena, se desfazer dessa arma natural? Por que achar, se mentindo, que a beleza não é boa? Eu, particularmente, acho belo ser belo!

    Perde-se, muitas vezes, o charme e a beleza de ser mulher. O poder de ser sensível e firme ao mesmo tempo é uma arma feminina... típico comentário machista, de boa. Tem uma escritora francesa chamada Simone de Bouvair, que dizia: ninguém nasce mulher, torna-se e de fato é verdade. Desde que nascemos somos condicionados a sermos homens ou mulheres a depender se nascemos com um “piu-piu” ou uma “pitoca”. Se é menino vai brincar de carrinho, jogar bolo, empinar pipa e brigar na rua. Se é minina ganha fogão, boneca e vai brincar de casinha, opaaaa. Percebe algo errado na sociedade? Como assim os padrões e ser humano são predefinidos e ainda por cima são moldados antes mesmo de nascer, essa concepção de que mulher deve ser meiga e delicada e cuidar do lar é implesmente nossa construção de sociedade que desde novo nos desdiferencia e transforma o ser humano, antes de tudo é uma dualidade: fortes x e fracas e meiagas, homens da rua x mulheres do lar. Esse padrão vem sendo quebrado já que o estudo é muito mais profundo e antigo que a gente junto.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Falaste de generalização, mas isso ai foi uma crítica direta às pessoas que estão gerindo o movimento estudantil e outros.
      Quanto aos 'interesses pessoais'. Essa sobreposição aos interesses maiores acontece quando algumas (muitas, diga-se de passagem.) pessoas agem, por exemplo, com violência por idéias de que contrapõem ao que a sua se diz. Isso em qualquer movimento. Ai é quando o ideal-mor, perde sentido. ( Inclusive num congresso que rolou em São Paulo, de estudantes de direito, um camarada apanhou por discordar explicitamente do que elas estavam dizendo. Apanhou literalmente, viu? Levou um piau!)
      No final do segundo texto puseste algumas palavras na minha boca ( Coisa de escritor criar história? hahaha)
      Não falei de lar, cara.
      Decidi, intencionalmente, desprender-me das contruções sociais nessa parte do texto.
      Não falei de mulheres fracas. Nunca vi uma. Falei de mulheres delicadas. Como falei de homens também. "... É uma arma feminina. Nós, homens, usamos de intrometidos..."
      Acho a delicadeza uma coisa linda. Precisamos regar as ' flores de nosso jardim' ou nos veremos ilhados.
      Machista? hahaa Adoro quando perdem tempo me intitulando. Acho engraçado essa necessidade de esteriotipar as ideias! hahaha

      Excluir
  3. Esse seu trecho final me causou arrepios e me preocupou muito, vejamos:

    O melhor para o mundo, para as mulheres, para os homens, é defender algo concreto. Defender idéias vagas é perda de tempo. Sendo sincero, isso tudo mais parece vingança pelo vasto tempo de opressão sofrida. Acontece que o tempo de opressão passou. Não há razão para tanto veneno, de algumas.
    Deixemos de extremismos. Sejamos mais homogêneos. Apenas dessa forma teremos o puro ideal da vida alcançado. (Seja feminista. Comunista. Modernista...) Deixemos de lado as lutas vagas.
    Ouvi dizer que amargura é conseqüência de abstinência sexual. Façamos mais amor. Mais sexo. Vejamos mais beleza. Menos conflitos intersexuais, por favor!


    O melhor para o mundo e para as mulheres é defender algo concreto, concordo e tem algo mais concreto que a opressão que as mulheres sofrem inclusive no mundo liberal, democrático e perfeito que é o ocidental? A opressão não passou ela esta´vigorando ainda e vigora na sociedade, desconstruir séculos de uma cultura não é fácil e quando elas se rebelam soa como radicalismo e vingancinha. Cuidado! Não é bem assim. A opressão ainda existe quando você dita um modelo de roupa a se vestir, quando vopcê julga uma mulher pelo que ela veste pelo que ela pensa, pela forma como ela encara a sexualidade. O homem pode sair numa noite e pegar 10 a mulher se pega já causa um desconfortoe se ela for pra cama com um desses caras é logo taxada de puta, estou mentindo? A mulher é julgada se ela não for boa dona de casa (tsc tsc) é julgada e mensurada e sua sexualidade é ceifada em todas as esferas ainda meu caro. Acontece é que você não vê as opressões porque primeiro: você é homem, não pode sentir na pele e segundo, você ainda é alienado pelo sistema, pela mídia que fazem você enxergar o mundo que te rodeia como algo natural e que sempre foi assime que essas mulheres são infratoras da normalidade.
    Deixemos de lado as lutas vagas não é? Pois é concordo, procure se encontrar como ser humano e perceba se as suas ljutas não são as vagas.

    E o seu fim atralando a amargura das mulheres ou melhor a luta das mulheres por conta da falta e sexo é de uma cretinice terrível, nem Nelson Rodrigues o reacionário foi tão perverso e humilhou tanto a natureza feminina. Isso é tão machista e repugnante que não tenho nem como contestar meu velho. De fato quando você faz sexo, você fica leve, fica de bom humor pelo prazer que aquilo lhe traz isso não quer dizer que as feministas que lutam por seus direitos não fazem sexo ou precisam de uma boa “surra de rola” para se aquietarem e deixarem de frescura e irem cuidar do fogão! Não mesmo! Se ligue.

    Ademais não leve como pessoal, estou aqui tecendo criticas porque seu texto me ofendeu e como você postou você está aberto a criticas e discordâncias, e não tenho nada contra ti, tenho contra esse seu texto que na minha opinião foi o pior que você já escreveu, uma visão maniqueísta e machista da sociedade da qual eu me tremi lendo.

    Recomendo algumas coisas para você meu amigo:
    Veja este vídeo que interessante, só tem um minuto:

    http://www.youtube.com/watch?v=Lpp4Zt4caZY

    alguns livros de Simone de bouvair
    http://www.livrariasaraiva.com.br/pesquisaweb/pesquisaweb.dll/pesquisa?ORDEMN2=E&ESTRUTN1=&PALAVRASN1=SIMONE%20DE%20BEAUVOIR

    e recomendo ver estes filmes
    xxy que fala de sexualidade
    http://www.youtube.com/watch?v=bjXona0uQCw
    e a pele que habito
    http://www.youtube.com/watch?v=pWGQ22DXTHE

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. No terceiro texto...
      Insultos. Insultos. Insultos. hahaha
      Também gosto deles.
      Vê só, Marcello.Acho que você se equivocou ao dizer que um homem não pode sofrer na pele o peso do machismo.
      isso é porque você nunca viu seu pai, ébrio, levantar a mão pra sua mãe.
      Vens de uma realidade distante da minha, cara. Na verdade, distante também das mulheres que mais sofrem com o machismo.
      lutar para tirar um comercial de cerveja da TV é sim uma luta vaga! Pequena. Mesquinha! ( Quem será o alienado? Quem está no meio de tudo isso ou quem assiste da varanda tirando conclusões longíncuas pelo que diz o academicismo e o ego intelectual?)
      Bem, você se responde isso!
      Quanto ao final do texto. Achei foda, perdoe a discordância. acho que o mundo necessita mais amor e sexo. Não somente as feministas, não. Todos. " FAÇAMOS mais amor. mais sexo. VEJAMOS mais beleza..." ( incluo todos. Inclusive à mim!)
      Enfim, está tréplicada a minha opnião. Não leve também ao lado pessoal, só senti-me na necessidade (e direito.) de responder à tantas verdades ditas por ti nos comentários! Abraço.

      Excluir
  4. Muito bem Gleison, temos que por as coisas às claras,acabar com essa viadagem de politicamente correto.

    ResponderExcluir