terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Normalidades sociais.

Recife, Início do ano de 2012. Tudo está dentro da normalidade. Nada foge do que se está habituado a se ver.
Neste início de ano a tarifa de ônibus na cidade do Recife  e região metropolitana subiu de preço. Os estudantes, em sua maioria, foram às ruas protestar. A população abusada e a juventude inquieta . Tudo normal.
 A polícia vai às ruas, acompanha o protesto, atira granadas de “efeito moral” no povo. O comando grita: Bombas moralistas no povo imoral! Ou seria. Bombas imorais no povo ativista!(?) Enfim... Polícia opressora, tudo dentro dos conformes no país.
Entra em cena o dono da cena. Senhor Eduardo Campos, dígnissimo (?) governador  do estado de Pernambuco numa entrevista se defende dizendo que o aumento da tarifa no estado é o menor do Brasil. De fato, não mentiu o governador. Só esqueceu de declarar que o investimento em transporte público é ainda menor do que o reajuste na tarifa de ônibus. Bem, qualidade estagnada e preço em ascenção. Nada de diferente, na cena do estado. E os estudantes nas ruas gritam:
“Oh Eduardo, quanto cinismo. Um ditador metido no socialismo.”
 Vêm as mídias. As dominadas-dominantes, mostrando só o que lhes convém. “ Segundo informações da polícia militar, cerca de 400 estudantes foram às ruas no protesto desta quinta-feira.”. As mídias independentes, gritam com a voz do povo que não se rende. “ Nesta quinta-feira fomos mais de mil pessoas nas ruas. Na próxima segunda-feira podemos mais. A luta não acabou.”. Assim sempre foi, assim ainda é. Televisão beijando os pés dos dominantes, ganhando o direito de também dominar.
 Por ultimo. A massa plebéia deste coronelismo. O povo que de início acha abusivo o aumento da  tarifa de ônibus, mas vê na TV o governador dizer que o aumento desta tarifa em Pernambuco é o menor do Brasil. – Poderia estar pior. Não estando pior, está ótimo. Dizem. –São só 15 centavos, não enrequecerá ninguém. Também não deixará ninguém mais mizerável. Se acomodam e se acostumam. Como sempre foi, como ainda será por muito tempo.
É como eu disse, tudo dentro da normalidade.
Quando mudará?
As serpentes mais venenosas são as serpentes que nos cercam. As feras mais perigosas, são os nossos cães de caça. Se estes decidirem nos atacar, sua proximidade de nós facilita seu trabalho. Assim como as feras, são os homens.

-Gleison Nascimento-

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Politicarte.

Dia desses fui assistir o espetáculo de uma banda que gosto muito, na praça da Várzea (Recife). Me arrependi, antes tivesse tomado um bom vinho com uma boa conversa pela casa de algum amigo.Seria, com toda certeza, mais agradável.
-A banda tocou mal? Você me pergunta.Digo que não. O trabalho da banda é um trabalho de muita qualidade. – Porque, então, tanto arrependimento? Pois eu não curti nada. Nada se salvou neste evento? Bem, aprendi algo. – O que? Políticos acabam com a festa de qualquer pessoa.
Acontece que a praça estava sendo inaugurada. A inauguração de uma praça atrai o público em massa. Público em massa ( nas proximidades da eleição.) atrai o prefeito. A quem cai o mérito da trabalho realizado. Prefeito atrai coligados. Coligados contratam, cada um, um fotógrafo para sair ao lado do Dígnissimo senhor prefeito. Pronto, montamos nosso comício.
O Senhor prefeito fica no meio do palco ( centralizado.Nem mais para um lado, nem mais para o outro.) e extende-se uma fila de políticos aos seus lados – esquerda e direita-. Próximos ao prefeito estão os políticos mais fortes. Deputados federais e estaduais. Nas pontas das filas estão aqueles coligados que só conhecem o prefeito de vista, mas que estão marcando presença. Afinal, as eleições estão por vir, meu caro.Termina que no meio do comício estas filas não mais existem. Está todo mundo querendo ficar junto ao prefeito para sair bem na foto.
Todos muito bem acomodados, começamos as formalidades. Primeiro, falam os deputados. Por ordem, primeiro os federais, depois os estaduais. Depois destes vem um líder comunitário. Este que quase sempre de oposição. ( Muitos, não só de oposição ao governo, mas de oposição a tudo que estiver no poder. Seja quem for.) Só neste penerado de palavras já se foram algumas horas.Depois é a vez dos coligados coadjuvantes. Cada um tem 3 minutos para falar. Estes não precisam de muito tempo, falam qualquer coisa em favor ao prefeito. Garantindo o apoio. Pousam para uma foto ao lado do mesmo e está feita sua participação. Estes estão garantido até as próximas eleições.
 Eles falam. O povo engole. E a banda?  Ah não, ninguém queria ver mais nada. Estavam todos extasiados, já viram a principal atração “o prefeito”. Foi um show à parte. É realmente incrível a arte da manipulação. De um ponto de vista voltamos todos para nossas casas com algo a mais do que chegamos. Eu, o povo e o prefeito. Eu voltei para casa com esta crônica na cabeça. O povo com a esperança de que tudo vai, realmente, melhorar. E o prefeito com mais quatro anos garantidos.

-Gleison Nascimento-

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Os estupros e o Big Brother Brasil

A estudante Monique Amin, do Big Brother Brasil 12, foi ou não foi estuprada pelo modelo Daniel Echaniz, na casa mais DECENTE do país? Eis a GRANDE questão que repercutiu no país inteiro durante algum tempo, além de outras questões relativas ao caso, que ainda circulam por aí. Não sei muito sobre o fato e ele pouco me interessa. MAs o pouco que me interessa, uso para compor esta crônica.
Gostaria de denunciar o Big Brother Brasil como autor de uma série de "ESTUPROS INTELECTUAIS" à sociedade brasileira! Mas vou fazer questão de acusar, também, os "ESTUPRADOS" , que, para mim, são réus, cúmplices e vítimas, tudo ao mesmo tempo. Senhoras e senhores, pais e mães de famílias, desde 2000 que muitos de vocês reúnem sua linda família para assistir a um show de leviandades, bebedeiras, promiscuidades, nudez e pornografia. O fato de um grande repórter, como Pedro Bial, ser o apresentador do programa, tira, do mesmo, a incrível capacidade de ser tão fútil, alienador e degradante? Aquilo que a TV tacha como um entretenimento normal e aceitável, deixa de ser um proliferador de fezes, a jogar cocô em um monte de mentes, tais quais latrinas, só porque a própria televisão o disse? Há alguns de vocês que discordam de mim?...Claro que há!...Podem se opor, se quiserem.em todo o direito. Há quem, neste momento, esteja me chamando de hipócrita?...Creio que sim...E são livres para fazê-lo. Por isso, gostaria até de informá-los que já assisti a três edições do programa e que muitos na minha casa ainda o assistem(na sua, também, eu imagino). Mas eu cansei de ser abusado intelectualmente e denunciei-me a mim mesmo...ufa...hoje estou livre! As mulheres seminuas e as cenas e conversas sobre sexo chamam muita atenção e são um grande atrativo para os adultos e jovens de um país que ano após ano elege um número considerável de políticos corruptos para cuidar dos negócios da nossa pátria(...para citar apenas um dos nossos problemas). Para mim, sexo, libido, amor, diversão  e entretenimento são coisas mais sérias, mais sadias e mais profundas que o que é exposto em muitos programas da televisão brasileira. Isso não incomoda vocês? Acham que tudo isso nada tem a ver com problemas como MARCHISMO,DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS,ESTUPRO,GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA e ALCOOLISMO?...Há quem me ache exagerado e sensacionalista?...Acho que há...Me pergunto se há coisa mais exagerada e sensacionalista do que uma mulher que faz ou insinua sexo com um homem diante de câmeras e telespectadores de um páis inteiro, após uma noite de bebedeira, enquanto muitos se perguntam se ela havia ou não sido estuprada...coitada... E seguem,sofrendo, todos os dias e deliberadamente o "ESTUPRO INTELECTUAL" de uma televisão que, em muitos casos, viola e machuca, numa violência mascarada(ou não), a mente e o intelecto de um povo.

PS: Que os programas fúteis saiam do ar e as pessoas fúteis do sofá!..Que saudade de ler um bom livro...

Danillo Melo
20/01/2012






terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Belezas e belezas.

 Beleza. As pessoas são belas. Algumas pessoas são belas, melhor dizendo. Falo da beleza como estética também, mas quero discorrer sobre  um encanto muito maior, uma beleza mais ampla.
 Digo que a primeira impressão que se tem de uma pessoa é o que ela lhe mostra. O brilho do sorriso, o jeito que ela amarra os cabelos, uma maneira toda única de te olhar. Esta é a primeira beleza, a beleza que está estampada, que costuma iludir.
 Existe também a segunda beleza. Uma beleza mais duradoura e complexa, o sumo da beleza. A beleza que muitas vezes fica escondida, bem fundo de uma pessoa. A pura beleza. A beleza de ser uma pessoa e assim como as pessoas são, também ter problemas, conflitos interiores e aprender a lidar com estas situações.
 Por trás de todo rosto que ri existe um mundo, uma história. Eu sou um mundo, você é um mundo. As estradas que percorremos, os caminhos que trilhamos, a forma com que seguimos neste caminho. São somente a construção do mundo que somos hoje. E a cada dia construímos um pouco mais.
Bem, algumas pessoas preferem que seu mundo seja repleto da primeira beleza. Tão intensa como efêmera. Outros preferem que seu mundo seja rico da segunda beleza. Poucos conseguem o equilíbrio entre as duas.
Assim seguimos. Belas criaturas. Somos belos mundos, eu e você. Talvez de uma beleza diferente, mas ainda belos mundos.