terça-feira, 9 de outubro de 2012

E paquêqueuquéromais?




Você percebeu que nós, brasileiros, temos a mania de não querer sair perdendo? Pois é, saímos perdendo sempre mais!
Thiago Martins um dia desses me chegou como quem acabara de conceber um filho, me dizendo em tom altivo e com os olhos brilhando pela sacada, que acabara de ter:
- Nascimento, já percebeu que brasileiro mesmo quando sai perdendo, quer sair ganhando?
Rimos. Tecemos alguns comentários maldosos e rimos mais. Tem total razão, meu amigo, em dizer isso. Infelizmente!
Acabamos de passar pelas eleições municipais e eu tive alguns exemplos desse relato. Muita gente recebeu dinheiro para votar em um candidato X. Isso já é deplorável, não? E se eu lhe disser que a maioria dessas pessoas também recebeu dinheiro para votar no candidato Y. No candidato A e no candidato B, também... A lista é grande,faltaria alfabeto. Talvez por isso é que sobre analfabeto nesse país!
A rapaziada saiu com o bolso cheio. Os candidatos abriram os cofres e o povo não abriu o olho, ainda.
Quando questionei, um desses eleitores espertos (?), sobre a procedência do dinheiro ganho, ele me olhou nos olhos e disse em tom jocoso:
- Esses filhos da puta me roubam durante quatro anos. Vou roubar deles quando posso!
E gargalhou. Eu também ri, não com ele, mas dele.
O que mais me chamou a atenção é que esse donzelo se sente muito esperto. Está sendo enrabado pelo poder público e nem sente. Já está folote!
Não me contive em instigá-lo.
- Pegasse dinheiro de quantos?
- Quatro candidatos. Vou votar no que me pagou mais, por enquanto é o X. 30 contos, pelo voto!
- Porra, massa. No total, quanto?
- 120 contos. Já é a farra da semana.
- esses caras são uns fuleiros. Instiguei novamente.
- Que nada. Pagou, eu acho bom.
-Pagam hoje. Somem amanhã!
- Somem não, cara. Disse. Tem tal vereador, mesmo, aqui do bairro que dá leite pra comunidade. Dá dentista. É só deixar o número do título de eleitor no comitê. Ainda tem o ‘bolsa família’, que o governo dá.
- Isso é o básico, meu véi.
- Tem uns que não fazem nada. Ele pelo menos faz!
- Você ta se contentando com pouco, meu irmão. Bolsa família, dentista e 120 reais, são somente meios de arrancar votos dos bestas. É pouco.
- Oxen. E paquêqueuquéromais?
Calei e dei razão ao Thiago.
Os representantes do povo são o espelho do próprio povo.
 Minto eu...
Os representantes são bastante espertos e o povo é manipulável. Manipulado!
Depois de eleito prefeito do Recife, Geraldo Júlio abraçou o Eduardo Campos que lhe falou, aliviado:
- Passou perto do segundo turno, hem companheiro? 51,15%.
Deve ter respondido, Geraldo, de sorriso aberto:
- E paquêqueuquéromais?


-Gleison Nascimento-
10/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário