terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Normalidades sociais.

Recife, Início do ano de 2012. Tudo está dentro da normalidade. Nada foge do que se está habituado a se ver.
Neste início de ano a tarifa de ônibus na cidade do Recife  e região metropolitana subiu de preço. Os estudantes, em sua maioria, foram às ruas protestar. A população abusada e a juventude inquieta . Tudo normal.
 A polícia vai às ruas, acompanha o protesto, atira granadas de “efeito moral” no povo. O comando grita: Bombas moralistas no povo imoral! Ou seria. Bombas imorais no povo ativista!(?) Enfim... Polícia opressora, tudo dentro dos conformes no país.
Entra em cena o dono da cena. Senhor Eduardo Campos, dígnissimo (?) governador  do estado de Pernambuco numa entrevista se defende dizendo que o aumento da tarifa no estado é o menor do Brasil. De fato, não mentiu o governador. Só esqueceu de declarar que o investimento em transporte público é ainda menor do que o reajuste na tarifa de ônibus. Bem, qualidade estagnada e preço em ascenção. Nada de diferente, na cena do estado. E os estudantes nas ruas gritam:
“Oh Eduardo, quanto cinismo. Um ditador metido no socialismo.”
 Vêm as mídias. As dominadas-dominantes, mostrando só o que lhes convém. “ Segundo informações da polícia militar, cerca de 400 estudantes foram às ruas no protesto desta quinta-feira.”. As mídias independentes, gritam com a voz do povo que não se rende. “ Nesta quinta-feira fomos mais de mil pessoas nas ruas. Na próxima segunda-feira podemos mais. A luta não acabou.”. Assim sempre foi, assim ainda é. Televisão beijando os pés dos dominantes, ganhando o direito de também dominar.
 Por ultimo. A massa plebéia deste coronelismo. O povo que de início acha abusivo o aumento da  tarifa de ônibus, mas vê na TV o governador dizer que o aumento desta tarifa em Pernambuco é o menor do Brasil. – Poderia estar pior. Não estando pior, está ótimo. Dizem. –São só 15 centavos, não enrequecerá ninguém. Também não deixará ninguém mais mizerável. Se acomodam e se acostumam. Como sempre foi, como ainda será por muito tempo.
É como eu disse, tudo dentro da normalidade.
Quando mudará?
As serpentes mais venenosas são as serpentes que nos cercam. As feras mais perigosas, são os nossos cães de caça. Se estes decidirem nos atacar, sua proximidade de nós facilita seu trabalho. Assim como as feras, são os homens.

-Gleison Nascimento-

Nenhum comentário:

Postar um comentário