quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Politicarte.

Dia desses fui assistir o espetáculo de uma banda que gosto muito, na praça da Várzea (Recife). Me arrependi, antes tivesse tomado um bom vinho com uma boa conversa pela casa de algum amigo.Seria, com toda certeza, mais agradável.
-A banda tocou mal? Você me pergunta.Digo que não. O trabalho da banda é um trabalho de muita qualidade. – Porque, então, tanto arrependimento? Pois eu não curti nada. Nada se salvou neste evento? Bem, aprendi algo. – O que? Políticos acabam com a festa de qualquer pessoa.
Acontece que a praça estava sendo inaugurada. A inauguração de uma praça atrai o público em massa. Público em massa ( nas proximidades da eleição.) atrai o prefeito. A quem cai o mérito da trabalho realizado. Prefeito atrai coligados. Coligados contratam, cada um, um fotógrafo para sair ao lado do Dígnissimo senhor prefeito. Pronto, montamos nosso comício.
O Senhor prefeito fica no meio do palco ( centralizado.Nem mais para um lado, nem mais para o outro.) e extende-se uma fila de políticos aos seus lados – esquerda e direita-. Próximos ao prefeito estão os políticos mais fortes. Deputados federais e estaduais. Nas pontas das filas estão aqueles coligados que só conhecem o prefeito de vista, mas que estão marcando presença. Afinal, as eleições estão por vir, meu caro.Termina que no meio do comício estas filas não mais existem. Está todo mundo querendo ficar junto ao prefeito para sair bem na foto.
Todos muito bem acomodados, começamos as formalidades. Primeiro, falam os deputados. Por ordem, primeiro os federais, depois os estaduais. Depois destes vem um líder comunitário. Este que quase sempre de oposição. ( Muitos, não só de oposição ao governo, mas de oposição a tudo que estiver no poder. Seja quem for.) Só neste penerado de palavras já se foram algumas horas.Depois é a vez dos coligados coadjuvantes. Cada um tem 3 minutos para falar. Estes não precisam de muito tempo, falam qualquer coisa em favor ao prefeito. Garantindo o apoio. Pousam para uma foto ao lado do mesmo e está feita sua participação. Estes estão garantido até as próximas eleições.
 Eles falam. O povo engole. E a banda?  Ah não, ninguém queria ver mais nada. Estavam todos extasiados, já viram a principal atração “o prefeito”. Foi um show à parte. É realmente incrível a arte da manipulação. De um ponto de vista voltamos todos para nossas casas com algo a mais do que chegamos. Eu, o povo e o prefeito. Eu voltei para casa com esta crônica na cabeça. O povo com a esperança de que tudo vai, realmente, melhorar. E o prefeito com mais quatro anos garantidos.

-Gleison Nascimento-

Nenhum comentário:

Postar um comentário