domingo, 28 de outubro de 2012

E Jesus é agiota?


Quando criança eu imaginava Jesus como sendo um cara magro, de cabelos lisos, feição apaziguada, fala mansa, olhos verdes e sorriso no rosto. Ledo engano. Nesta quarta-feira um camarada, no ônibus, conseguiu descaracterizar a imagem que eu tinha de Jesus.
Explico o porquê. Eu vinha sentado, cansado, e de olhos fechados no ônibus. O dia tinha sido corrido. O rapaz sentado na cadeira atrás da minha estava pendurado no telefone há alguns minutos. Falava alto. Eu escutava tudo. Ele estava fazendo uma cobrança à pessoa que estava no outro lado da linha.
- Você ficou de resolver isso na semana passada; dizia.
Falava muito alto, mesmo. Aquilo começou a me incomodar. Virei o corpo e esguichei a cabeça para analisar a figura. Trajava um paletó e segurava uma bíblia. A essa altura gritava mais. Decidi mudar de lugar para tentar lhe observar sem chamar atenção. Agora,  na mesma fila de cadeiras, estava ele em uma janela e eu na outra.
- Tu tás pensando que eu sou otário, varão?
Parecia mais nervoso. Uma mão segurava o celular, a bíblia por sobre o colo, e a outra esmurrava a cadeira, entre gritos de repressão ao devedor. Eu não conseguia me controlar, não parava de fitar o cristão irado. Notou meu interesse pela sua conversa e baixou o tom da voz.
- Varão, quando chegar em casa ligo pra você. Você fica me enrolando, mas tome cuidado. Quando Jesus lhe pegar você vai ver, viu? Desligou.
Pronto. A partir desse momento só imagino Jesus como sendo um negão de dois metros de altura, bombado, Com a feição áspera e uma pistola Ponto40 na cintura.
Vacilei em perguntá-lo, temeroso, se Jesus é agiota, mas calei. Foi melhor.
Ontem, sábado, fui à uma mercearia, que fica próximo a minha casa, comprar umas cervejas. O dono do local, evangélico, é até muito educado. O Thiago Martins acha que ele é gay. Eu acho que não.
- Meu irmão, me dê dez ‘Skol’, por favor;  lhe disse.
Depois de procurar, no freezer:
- Oh, meu lindinho, só tenho cinco latões. Vai levar? Estou há cinco dias esperando o caminhão da Skol, acredita?
Acreditei. Disse-me mais:
- Estou orando pra que Jesus traga, logo, essas cervejas. não posso ficar sem vender!
Sorri, aliviado. voltei para casa com cinco cervejas e uma certeza. Jesus não é agiota, mas é o motorista do caminhão da Skol. UFA, confesso que desceu redondo!

-Gleison Nascimento-
28/10/2012

Um comentário: