segunda-feira, 16 de abril de 2012

Chico Buarque em Recife.

O publico caloroso de Pernambuco tem atraído muitos artistas nacionais e internacionais para Recife. Paul MacCartney ( No campo do arruda, casa do glorioso Santa Cruz F.C.) e Chico Buarque, por exemplo estão com shows marcados para esta semana. Bem, como um bom estudante, que sou, não vou poder estar a nenhum dos dois... Não que me falte tempo, não. Tempo não me sobra, mas também não me falta. O que falta é dinheiro!
Acontece que o preço do ingresso para os shows está um absurdo. O ingresso do show de Paul, confesso, nem sei quanto custa ( Também, em nada me interessa o Beatle. Que me perdoe o mundo do Rock!), mas o de Chico, da ultima vez que vi custava a bagatela de 230,00 R$. Baratinho, não? Não mesmo!
Lembro que dia desses vínhamos, eu e o amigo (também cronista.) Danillo Melo, discutindo sobre esse assunto. Fui/Sou, de fato, ferrenho nas críticas quanto aos preços do show do Buarque. No auge da discussão, gozei da intimidade com o amigo e me permiti ser quase maldoso com o (grande) compositor:
- O fato de fazer um show nesse preço descaracteriza o aspecto popular (?) defendido, outrora, por Chico. Quase uma contradição. Chico está, em minha opinião, pisando em tudo o que disse no passado! ( Veneno de fã que não vai poder assistir ao show!)
O amigo, que estava tragando a guaraná Antártica, quase engasgou. Olhou-me como quem não escutou o que foi dito. Confirmei!
- Isto mesmo. Uma heresia! ( Na verdade quando falei  “Uma Heresia” me referia ao que eu tinha acabado de dizer, mas ele não precisava saber!)
Eu vi, nessa hora, o camarada quase me expulsar do quintal de sua casa. Cofiou o cabelo que quase lhe faltava ( alguns dias antes tinha sabido que passou no curso de letras da Universidade Federal de Pernambuco!), me olhou como um advogado de defesa e discorreu com a educação de sempre:
- Na verdade eu acho um exagero. ( eu também!) Realmente o preço está absurdo, mas daí dizer que o Chico está se contradizendo... Bobagem. Exagero puro!
- Nada... ( Interrompeu-me)
- Na verdade ele não cuida dos preços... Só é contratado. Chega, faz o show e vai embora para o Rio de Janeiro.  Os patrocinadores, estes sim, são culpados!
Concordei com o poeta. Mesmo assim cogitei:
- Mas, Danillo, Como é o nome do responsável por trazer o Buarque à Pernambuco.
- Ah meu velho, sei lá.
- Então, me diz, a quem eu vou criticar? Em quem vou descer a lenha?
- Cara, desce no Chico mesmo, que eu vou é dormir!
- Boa noite, meu irmão!
- Vai lá.
Voltei para casa, cansado de tanto falar mal do Buarque, mesmo que de boca a fora. Pus o Cd Carioca pra tocar e fui dormir feliz pelo fato de Chico existir, mesmo cobrando 230,00 R$ pelo ingresso do show.

-Gleison Nascimento, 16/04/2012-

Nenhum comentário:

Postar um comentário