terça-feira, 17 de abril de 2012

Pegando ônibus

Um dia desses, conversando com o poeta Gleison Nascimento, comentei que os ônibus são um terreno fértil para a composição de crônicas, no entanto, não me lembro de, alguma vez, ter "cronicado" sobre o assunto. Hoje é o dia!
Esperava o meu ônibus chegar, quando alguém passou por mim, como um furacão, em busca do veículo esperado. Eu sorri, para mim mesmo, disfarçadamente e pensei numa crônica!
Pegar o ônibus é um fato interessantíssimo! Para uns é fácil. Fazem até no automático. Para outros é uma aventura.
O sujeito sai atrasado de casa e passa quase correndo pelas calçadas. A sua linha é muito rara, por isso ele se apressa para não perder o horário. A 50 metros da parada, ele avista o seu ônibus. Sai correndo com mala, bolsa, terno, a maçã ou qualquer outra coisa que estiver carregando e tenta atravessar a avenida movimentada! Os carros buzinam, ele quase morre atropelado e volta pra calçada. Molhado de suor, aperta o botão pra fechar o sinal pros carros, balança a perna impaciente, arranca os cabelos e o seu ônibus raro vai embora...e como se não bastasse essa tortura, mais dois ônibus da mesma linha(que é muito rara) passam atrás do primeiro e assim que eles se vão, o sinal abre para os pedestres...O sujeito olha e conta: um, dois,três...três ônibus!!Droga!! Ele senta e espera o próximo ônibus pensando no quanto sua vida é miserável...
A mulher bonita é a que mais se dá bem! Quando ela aponta na esquina, o motorista do ônibus, que vem chutado, buzina. O som da buzina parece dizer: vai pegar esse? A mulher estende a mão, como quem dá a mão pra ser beijada e o motorista pisa no freio. Cantando pneu e balançando como carro de boi, o ônibus para bruscamente. Ela vem desfilando pela calçada, sem pressa e os carros param quando ela dá o menor sinal de que vai atravessar. Ela cruza a avenida com tranquilidade e quando as portas dianteiras se abrem, um motorista cantarolante lhe dá um bom dia!
Os velhinhos, coitados, poucos se lembram dele. " Meu filho, que ônibus é aquele?"...VRUMMMM!!..e o ônibus vai embora!" E aquele?"..VRUMMM..."E aq..."...VRUMMM... Alguém tem que perguntar qual o ônibus que eles esperam e então ajudá-los.
Tem pessoas que tem tanto medo de perder o ônibus que praticamente se jogam no meio da pista para induzí-lo a parar. Um dia desses aconteceu algo assim e o sujeito não conseguiu pegar o ônibus. Foi pego por ele.
Pior que esperar o seu ônibus chegar, deve ser não saber qual ônibus esperar. Aí a pessoa fica parando todos os ônibus que passam. " Esse passa na Federal??" grita. " Pega o CDU VÁRZEA!"  alguém responde. Aí o ônibus segue seu caminho e a pessoa para o próximo veículo cujo nome é "TOTÓ"..." Esse passa na Federal??"...
Sabem porque eu comecei a crônica mencionando que alguém passou por mim como um furacão? Porque um outro dia eu peguei um ônibus que eu nem queria. Foi na integração do Barro. Eu estava tentando ir pro metrô e tinha tanta gente correndo na minha direção que eu pensei que era um arrastão ou o fim do mundo( porque 2012 é o ano dessa síndrome de fim do mundo, né?!). Não era uma coisa nem outra. Tentei fugir, mas não deu. Fui empurrado pela multidão e adentrei o grande ônibus vermelho. Perguntei a um homem gordo que me oprimia :"Moço, que onibus é esse?". " BARRO MACAXEIRA" disse.
É assim...pegar o ônibus é o começo de tudo... o resto, da porta do ônibus pra dentro, é outra história, ou melhor, outra crônica...

-Danillo Melo-
 17/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário