sexta-feira, 6 de julho de 2012

Boa e barata

Tenho respeito e compreensão incomensurável por quem tem medo de barata. Não é o meu caso, mas faço questão de registrar esse apreço e explicarei o porquê da estima. Na maioria das vezes o medo é algo decorrente de um trauma vivido no passado. Quem tem aversão à barata, provavelmente tem estórias pra contar. Por exemplo, Danillo Melo, (cronista da casa) tem horrores pelo inseto. Certa vez, me contou que protagonizou uma das cenas que mais marcaram a trajetória de fobia na sua linha existencial (Não é brincadeira não, o caso é sério). Isso aconteceu na infância,quando sua mãe resolveu fazer uma limpeza nas tubulações de esgoto de sua casa e ele como um bom garoto curioso, espreitou-se para analisar o trabalho, quando foi atacado por aproximadamente quinze baratas. Disse-me: “Thiago, essas bixiguentas subiam em minhas pernas como quem sobe de elevador para o segundo andar... Enquanto isso, a vizinha que assistia ao meu pavor perguntava se eu era um homem ou um rato...” Contrario do que pensam baratas não poupam gênero e com Danillo não foi diferente. Pesquisando sobre o assunto descobri que existe nome para isso. “Catsaridafobia” ao que se refere fobia a barata. Caro leitor, não despreze o assunto, há coisas insignificantes para uns e aterrorizantes para outros. Dizem que as formigas transmitem mais enfermidades que as baratas. A explicação é porque a formiga tem acesso a lugares que a barata não conseguiria entrar. Por tanto, a formiga é um inseto mais perigoso que a barata. –Mas por acaso, alguém tem medo de formiga?! (pausa) Acho que não... – A barata é uma espécie de “peste -passiva “ tá em todos os lugares. A única forma de fugir delas é indo morar nas calotas polares. Barata odeia frio. De repente a solução mais viável é se esconder dentro da geladeira, o único lugar seguro da casa. No quarto não rola, em cima da cama,também não, dentro do armário, nem pensar. E aproveitando o ensejo vai uma dica: querido leitor, saia do armário, vá pra geladeira é mais seguro.Não há vergonha nisso,não tenha medo de ter medo, tenha medo e pronto. Um inseto que resiste a uma bomba atômica, que pode sobreviver até vinte dias sem a cabeça, que se reproduz depois de morta... Tem que ficar em estado de alerta! Mas não se apavore. Eu por exemplo, tenho medo de ratos. Mas isso aí é outra história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário