sábado, 10 de novembro de 2012

Escritor adestrado



Eu descobri que a melhor maneira de adestrar um escritor é fazê-lo dar intimidade ao seu leitor mais assíduo. Aquele mais chato. Um leitor que ligue na madrugada para lhe cobrar sua crônica semanal. Aí um escritor toma jeito. Agora quer ver fazê-lo nunca falhar? Faça desse leitor, sua namorada.
Você não imagina o quanto é doída a possibilidade de decepcionar um leitor, ainda mais se sua namorada for esta leitora. Meu organismo, por exemplo, rejeita a estranha mania de acordar cedo, – 10 da manhã ainda é madrugada, sim- mas estou cá, num sábado às 06:47h da manhã escrevendo uma crônica para as pessoas que passam a semana esperando esta crônica. Ai, eu amo vocês!
A razão de minhas crônicas irem ao blog é você, querido leitor. É por você que gosta de viajar nas besteiras que digo que não deixo de dizer besteiras. Dentre tantas coisas que tenho para agradecer à Deus, uma das mais importantes é por ter leitores. Isto me alimenta e alimenta o blog, por conseqüência.
Devo falar que a culpa desta ‘crônica da semana’, em específico, estar sendo publicada é de uma leitora muito especial. A Thalita Pereira me encheu o saco esta semana. Você acredita que eu estava esperando uma entrevista de trabalho, na segunda-feira, e desisti por causa dela?
Faltavam duas pessoas para chegar a minha vez de ser entrevistado, quando recebi um SMS:
‘ Neguinho, não entra nesse emprego, não. Vai te sugar a vida. Não terás tempo para nós, teus leitores. Fica conosco, meu bem?’
Você tem noção do que é, para um escritor, ler isso? Sai correndo daquele matadouro de artistas. A Thalita me salvou a vida. Venho aqui, agradecer a esta linda cozinheira por me lembrar de quem eu sou. Sim, sou um escritor e devo fidelidade aos meus leitores.
Se não fosse a persistência da Thalita talvez, na segunda-feira que vem, eu estivesse empacotado, despachando papéis que nunca terão uma utilidade verdadeira. Sinto-me feliz por não ser um proletário. Afinal, acordar cedo para bater ponto é coisa de otário né, neguinha?

-Gleison Nascimento-
10/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário