quinta-feira, 3 de maio de 2012

Algo Notável

Um dia conversava com o poeta e amigo Thiago Martins! Falávamos sobre música, que é tema quase espontaneamente obrigatório em nossas conversas. Conversávamos sobre alguém que conhecemos cujo talento é belo e inquestionável, mas que, além de todas as honras merecidas que recebe, deveria, ao nosso ver, receber ainda mais espaço e notoriedade como artista. Nos perguntávamos o porquê disso e de outras questões afins. Revelei, então, ao poeta, o título dessa crônica e disse-lhe que já tinha em mente discorrer sobre o assunto. Meu objetivo aqui, no entanto, não é encontrar ou dar respostas sobre qualquer coisa. Eu sou um cronista, não um cientista. Meu objetivo é cronicar!
Como se mede a importância de alguém? Se mede a importância de alguém?...Pois bem...No mundo de hoje é importante ser conhecido. Mas ser conhecido pelo quê?...Não sei! Não importa! O que importa é ser conhecido. E talvez isso seja, para muitos, até mais importante que ser rico. Porque nem todo rico é conhecido, mas todo conhecido pode acabar ficando rico. E todo conhecido é reconhecido por um feito, um feito notadamente notável ou notadamente fútil. Hoje em dia, parece que ninguém mais faz algo notável. Só parece! É que por "n" motivos, muitas pessoas e feitos notáveis estão na sombra da sociedade, enquanto há toda sorte de bobagens,idiotices e futilidades nas telas das TV's e nos holofotes da fama brilhando como se apontassem o caminho do futuro que os nossos jovens devem seguir. É  muita porcaria sendo patrocinada, financiada e defendida. Antigamente, muitas mulheres ficavam famosas mostrando a bunda. Hoje também. Mas agora é preciso bem menos: basta você postar na internet uma coisa bem burra, bem idiota que vc fez  e filmou e pronto! Você vira um fenômeno nacional. E isso vai abrir as portas pra sei lá o quê na sua vida.
Tem tanta coisa pra fazer nesse mundo que é muito fácil agente perder um montão de tempo fazendo nada, ou fazendo merda, que é quase a mesma coisa.
Pra que aquilo que você faz seja considerado importante, primeiro você precisa se tornar importante. E nem adianta achar que eu sei qual o critério pra isso. Não sei. Há muitas crianças em nossas escolas estudando sobre Einstein, Newton, Sócrates, Platão, Machado de Assis, Lima Barreto(que quando era vivo, era um bêbado, que cometia erros gramaticais e se achava escritor e depois de morto, se tornou um dos gênios da nossa literatura). E parece que na mente desses jovens, esses personagens são lendas, mitos, pessoas e feitos extraordinários que não existem e não irão existir mais. Para mim, há muitos "Einsteins" por aí, sem saberem que o são(ou não), potencialmente capazes de serem lendas vivas, como tantos outros, na história da humanidade. O que quero dizer é que muitos estão sendo subestimados, vistos aquém de sua genialidade ou capacidade.Isso sem falar nos simples e anônimos, mas notáveis, feitos. " A simplicidade é a sofisticação suprema" alguém disse.Não é o tema desta crônica, hoje, mas acredito que há pessoas e feitos tão ou mais notáveis que uma estrela do rock, um ícone da literatura ou uma música número um nas paradas... Um dia, assistindo ao show de Gilberto Gil e Caetano Veloso pela TV, falei a minha mãe, que me acompanhava: "um dia eu vou estar aí..." . "Se Deus quiser, meu filho.." disse ela. E eu sorri orgulhoso, me sentido à altura dos mestres vivos que tanto admiro. Em outra ocasião mostrei a alguém uma música que eu compusera a algum tempo atrás..." Foi você que fez?? É sua??"  disse a pessoa admirada. Sorri sem saber se a admiração era pela qualidade da música, pela descrença no sujeito que não parecia nada com um compositor de boa música popular ou as duas coisas. Nem perguntei...fui pra casa escrever outra música, ou escrever uma crônica....fazer alguma coisa...algo bom...ou quem sabe...algo notável...

-Danillo Melo-
 02/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário