quinta-feira, 10 de maio de 2012

Coitado do Mario Prata.


Manter a atenção sempre foi, para mim, um assunto delicado. Não consigo prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo, eu nunca consegui. Comer e estudar?Ou eu como, ou eu estudo. Falar e escrever?  Cara... A dialética e a escrita necessitam de uma atenção específica, cada uma.  Você consegue chupar cana e assobiar ao mesmo tempo? Pois é.  Na minha cabeça, é algo impossível, por exemplo,  jogar vídeo game e conversar de política ao mesmo tempo.
- O Ministro da justiça, Ronaldinho Gaúcho...
Entende? Não dá. Esta semana eu estava voltando de um recital poético que fizemos ( eu, Clécio Rimas e Allan Sales.)  no Sesc de Santa Rita, no recife antigo. No ônibus eu, compenetrado, lia algumas crônicas do livro Cem melhores crônicas, de Mario Prata, no meio da leitura o telefone toca.  Uma mensagem. Lívia França. (minha namorada.) Estamos sempre trocando mensagens... Diminuindo a distância imposta pelos horários que não se batem. Sabe como é, né?
 Então... Comecei a fazer as duas coisas. Respondia a mensagem, voltava à leitura... O telefone tocava, eu respondia a mensagem e voltava a ler... Daqui a pouco eu não conseguia mais entender o que o Mario me dizia nas páginas, ali na minha frente. Tentava me concentrar. Em vão!
Aquilo tinha se tornado uma disputa da minha atenção... De um lado o Mario Prata, Exímio dominador da retórica, do outro a Lívia, tão linda... Juro que tentei me dividir. Não deu! Depois da terceira mensagem eu já tinha deixado o Mario de lado. Como? Mario? Que Mario?
Coitado... Não que o Mario não tenha atrativos. Ele me deixa de olhos fixados em seus escritos sempre que o leio... Melhor, quase sempre! É, de fato, uma disputa desleal. Tenho certeza que ele não ficaria chateado comigo quando a visse sorrir. Entenderia rapidinho as razões pelas quais não lhe dei a devida atenção, naquela ocasião.
O Mario que me desculpe, mas sempre que a disputa for essa trocarei suas cem melhores crônicas por algumas mensagens ainda melhores!
Falando nisso, me dêem licença... Acabei de receber uma mensagem!

-Gleison Nascimento, 11/05/2012.-

Nenhum comentário:

Postar um comentário