quarta-feira, 30 de maio de 2012

Exilado.


Este mês estávamos eu, a Cleide Martins e a Lívia França assistindo um espetáculo do Allan Sales, no Pátio de São Pedro. Estávamos planejando ir comer algo. Não tínhamos jantado, a fome nos afligia. Quando nos dirigíamos à saída do pátio, o Allan me convidou ao palco para fazer uma participação no espetáculo. Voltamos, subi (e a fome só aumentava!) e fiz uma pequena participação... Desci correndo do palco!
Antes que eu chegasse às duas – que me esperavam.- fui abordado por um rapaz, que eu conhecia, ao menos de vista, só não sabia de onde. Ele aquiesceu com a cabeça ( fiz o mesmo)  enquanto vinha na minha direção.. Assim que me alcançou foi logo estendendo a mão e perguntando:
- Meu irmão, você é do Caiara não é, meu velho?
Caiara é como é conhecido popularmente o bairro –recifense- da Iputinga, onde eu nasci, cresci e resido até hoje. Era um conterrâneo, o rapaz. Daí abri o sorriso, também estendi a mão e lhe falei com ar receptivo :
- Sou da Iputinga sim, meu caro!
Ele me olhou com ar desapontado. Não entendi.
-Fiz merda. (Pensei!)
Eu só não sabia qual era a merda que tinha feito. Olhei-o esperando alguma resposta. O camarada me olhou fundo nos olhos ( até esqueci a fome!) como nunca antes ninguém olhou e me disse:
- “Meu caro”? No Caiara ninguém fala assim, malandro.
Virou-me as costas e foi embora. Senti-me um bosta! Parecia, aquele rapaz, um imperador exilando um traidor de sua terra. Privando-lhe de todos os direitos de cidadão daquele chão. Fiquei sem chão!
Como posso desonrar tanto minha terra? Falar um português correto é coisa de fracos. Povo de terra alheia. No Caiara não. Não se trata ninguém por “Meu Caro”. A não ser que o queira ofender!
É como chamar todo nordestino de Cearense. Burrice! Eu devia tê-lo tratado melhor.
- Manda a boa, meu Bróder. Pode crer. Caiara é tudo nosso! Tá ligado?
Essa sim é a forma correta e culta de se tratar um conterrâneo.
Meu Caro? É coisa de gente metida a bacana. É negócio dessa gente intelectual.
Fui-me embora penar meu exílio ao lado de duas mulheres lindas e agradáveis numa pizzaria!
Obs: A pizza de frango tava o pipoco. Maior firmeza, ta ligado?

-Gleison Nascimento, 30/05/2012-

Nenhum comentário:

Postar um comentário