sábado, 9 de junho de 2012

Desprezo



  Já parou para pensar no que alguém sente ao ser desprezado? Interessante, pois parece o mesmo que perguntar: Já parou para pensar no que alguém sente quando está com dor de barriga? É preciso sentir para saber. O desprezo é algo parecido com a sede de beber água em meio ao deserto. É querer um mínimo de atenção e simplesmente não ter. Se tornar desatento ao resto das coisas esperando uma única coisa. É complicado e ao mesmo tempo simples. Complicado quando não se entendi o motivo, ou fingi que não entendi... Entendeu? Complicado não é? Simples porque basta um simples “oi” sorridente para se acabar com o desprezo, sentimento tão mesquinho.
  Mesquinho! Por quê? Estamos falando de política ou de amor? Hum... Acho que tanto faz... O desprezo não deixará de ser mesquinho mesmo! Você como parte do povo já se sentiu desprezado por seus governantes? Principalmente quando precisa usar um hospital público ou o transporte coletivo né? Mas, quando você vê alguém pedindo esmolas e mesmo tendo alguns trocados no bolso não dá, se senti culpado por achar que acabou de desprezar alguém? Esses são exemplos de manifestações diferentes do desprezo, mas não gostaria de trata-los aqui... Ou gostaria? Não! Prefiro tratar do desprezo no amor, aquele que você que está lendo já sentiu, ou poderá sentir um dia. Se sentiu sabe do medo que dá pensar em nunca mais poder falar, conversar, desabafar, compartilhar momentos e tudo mais com alguém querido, um amigo, pai, irmão ou simplesmente alguém, “O alguém”. Será que é tão difícil perdoar o dito, ou o “quase dito”? O mal dito, mal entendido ou ato sem pensar? É difícil sim vos garanto, mas é preciso lembrar que também somos alguém e que um dia poderemos estar do outro lado sendo desprezado, morrendo angustiado, desesperados por um pingo de atenção, por um simples perdão.
  Portanto fica aqui a lição: Ao se sentir desprezado escreva, defenda-se, mude, se realmente for preciso, e aguarde, pois o tempo é o melhor remédio para curar feridas e a vida o melhor caminho a seguir. Se você despreza cuidado! Escreva, defenda-se, mude, se realmente for preciso, mas não espere muito, pois para você o tempo é um inimigo que pode te privar de nunca mais poder perdoar e fazer com que passes a eternidade mergulhado em dúvidas, amarrado a um sentimento nem um pouco nobre, um sentimento indesejado, temido e evitado por tudo e por todos, vivos e mortos, o sentimento de culpa.
                                                                                                              Jameson Barros
                                                                                                      Recife, 07 de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário