terça-feira, 15 de maio de 2012

Cuscuz é cuscuz!


Desde que o mundo é mundo, cuscuz é comida típica de nordestino... Isto é um fato!
Nada mais gostoso que um prato ( fundo) de Cuscuz depois de um banho matinal... O acompanhamento é o de menos. Pode ser carne de sol, charque, leite, manteiga... E um cafezinho preparado na hora. Cuscuz é bom com qualquer coisa!
Cuscuz para ser cuscuz tem que empanzinar a quem lhe come. Tem que deixá-lo fartado, jogado ao sofá com cara de maresia! Comer um pouco de cuscuz é como tomar banho e andar descalço. De nada adianta!
Eu venho observando há um tempo nos restaurantes que se intitulam “ Nordestinos” ( Redundância. Todos os restaurantes enraizados no Nordeste, são nordestinos... Você há de concordar. É como “Brasileiro do Brasil”!) e uma coisa sempre me chama atenção. O Cuscuz!
Por que os cuscuzes, dos restaurantes, vêm com aquela forma de morro? Horrível, nem parece cuscuz. Você já deve ter visto. Aquilo é um desrespeito ao cuscuz... Deve ser estranho até para comer!
Eu nunca pediria um cuscuz daquele. Cuscuz tem que ser livre. Espalhado pelo prato inteiro, para esbanjar o seu amarelo tão nobre! Essa comida andrógena que os restaurantes insistem em chamar de cuscuz não consegue ter a imponência do cuscuz que minha avó preparava quando eu era criança. Não consigo ter respeito por um morro amarelo com charque (Desfiada e desmoralizada.) ao seu redor. Perdoem-me, mas não consigo... Cuscuz é macho, porra!
Mostrei a minha indignação ao Thiago Martins... Falei mesmo. Ele concordou comigo e ainda falou mais:
- É um peitinho, cara!
Isso mesmo, um peito... Ele (que provavelmente já pediu cuscuz em restaurante!) me viu com cara de quem está totalmente por fora do assunto e completou:
- Aquele monte amarelo... Pronto! Tem um bico em cima. É um seio.
Deprimente. Quem foi o maníaco que decidiu moldar o cuscuz em formato de seio?  Você consegue imaginar? Tarado... Ainda desmoraliza o coitado do cuscuz!
Daqui a pouco ninguém pede mais cuscuz...
- Garçom, hoje eu quero um peitinho com jabá...
Parece uma posição sexual. Ninguém perguntou ao cuscuz se ele queria virar um seio... Nem mesmo tiveram coragem de fazê-lo um busto! Transformaram-no um seio solitário e humilhado!
Malditos restaurantes “nordestinos”... Descaracterizam  o Nordeste e seu cuscuz!

- Gleison Nascimento, 16/05/2012-

3 comentários:

  1. Nunca tinha pensando nisso. Haha! Também nunca comi cuscuz de restaurante e depois dessa crônica nunca vou comer!

    ResponderExcluir
  2. Eii, esqueci de perguntar: que quadrilha é essa que só tem 3?

    ResponderExcluir